Saúde bucal é primordial para manter o coração saudável

Saúde bucal é primordial para manter o coração saudável

Uma boa saúde bucal pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Há diversas pesquisas evidenciando a ligação entre a má higiene bucal e enfermidades como endocardite e infarto. Um desses estudos, realizado pelo Instituto do Coração (Incor), constatou que 45% das doenças cardíacas têm origem na cavidade bucal.

Como no Brasil a maior causa de mortes, conforme o Ministério da Saúde está ligada às doenças do coração (31,8% em 2013) a prevenção por aqui deve ser redobrada. Estudos apontam que manter hábitos saudáveis podem reduzir em 80% os riscos de doenças cardiovasculares.

Nossa boca abriga até 50 bilhões de bactérias de, pelo menos, 700 tipos. Junto aos restos de alimentos, elas formam uma placa bacteriana sobre os dentes que precisa ser removida diariamente.

O acúmulo de placa bacteriana pode causar cáries, gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (inflamação dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes). É neste ponto que nosso coração entra em perigo.

Por meio das feridas causadas pela gengivite e periodontite, as bactérias da boca caem na corrente sanguínea. Quando elas alcançam o coração, podem colonizar válvulas lesionadas e provocar doenças. Entre elas, estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Abcessos, cáries profundas, tratamento de canal também são motivos de preocupação no aparecimento das doenças cardiovasculares.

A inflamação oral ainda aumenta os níveis da proteína C-reativa, produzida no fígado e associada a acidentes cardiovasculares. A proteína C-reativa, substância presente em pequenas quantidades no sangue de pessoas normais, pode aumentar cem ou mil vezes na vigência de processos inflamatórios. Estudos estabeleceram relações bem definidas entre o aumento do nível de proteína C-reativa e o risco de acidentes cardiovasculares.

Em relação à saúde bucal e doenças do coração, o principal sintoma a ser tratado é o sangramento na gengiva. Isso é sinal de gengivite ou periodontite. Uma gengiva saudável não sangra.

Sintomas e sinais de advertência

De acordo com a American Association of Periodontology (AAP) (Associação Americana de Periodontologia), você pode ter doença periodontal, mesmo em seus estágios iniciais, se:

  • Sua gengiva está vermelha, inchada ou dolorida ao toque.
  • Sua gengiva sangra quando você come, escova ou usa o fio dental.
  • Você vir pus ou outros sinais de infecção em volta da gengiva e dos dentes. Sua gengiva parecer estar se afastando dos dentes.
  • Você tiver mau hálito frequentemente ou notar um gosto ruim na boca.
  • Algum dente estiver mole ou se você notar que ele está se afastando dos outros dentes.

Medidas de prevenção

Uma boa higiene bucal e exames regulares são a melhor maneira de proteção contra o desenvolvimento da doença periodontal. Recomenda-se escovar os dentes três vezes por dia com escova de cerdas macias e cabeça pequena, usar o fio dental diariamente e ir ao dentista para fazer limpezas regulares.

O coração é o músculo mais importante do corpo. Ele bombeia sangue pelas artérias incessantemente, distribuindo oxigênio e nutrientes para todo o organismo. Por isso, qualquer ameaça ao seu bom funcionamento requer extrema atenção.

Andressa Dielle

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *